Opinião e Mensagem do Associado Marcelo Monteiro Da Correggio

por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

Espaço do Associado: Marcelo Monteiro Da Correggio

Ingressei no Rotary Clube Integração em Maio de 2021 e imediatamente já fui alocado na Comissão de Projetos. Sob a sombra do companheiro presidente de comissão, apresentei pela primeira vez no rádio onde tenho uma coluna semanal, textos com chamadas para a campanha de doação de sangue, prevenção da Pólio e Hepatite. No desfile de 7 de Setembro percorremos o evento com uma faixa orientativa sobre a campanha da Pólio.

No meu segundo ano Rotário em 2022/2023, fui alocado como presidente da Comissão de Projetos. Demos continuidade às visitações técnicas após a pandemia de Covid 19. Novamente apresentei no rádio textos com chamadas para as campanhas do Clube. Com o auxilio de outros companheiros, plantamos 300 mudas de árvores nativas em regiões de nascentes de rios. Nos bailes do Chopp e Jantar da Codorna trabalhei nas instalações elétricas e na venda de bebidas ao público e preparação de alimentos.

No meu terceiro ano rotário em 2023/2024, auxiliei em um projeto com pedido de doação de absorventes para meninas carentes e escrevi um projeto para criação de um curso que jovens aprenderiam a executar restauração de superfícies de carrocerias automotivas. Novamente apresentei no rádio textos com chamadas para as campanhas do clube.

Agora em meu quarto ano rotário em 2024/2025, iremos ajudar a repetir as ações que já foram coordenadas nos anos anteriores.    Desde o ano Rotário 2022/2023 apresento uma mensagem final ao meu quadro no rádio intitulado: “Dicas de Segurança Veicular do Rotary Integração”. Já são até agora exatas 114 exposições do nome Rotary a uma audiência potencial de 300 mil habitantes em toda a região Sudoeste do Paraná.

Percebi nestes anos que o Rotary é um clube de funções orquestradas. Cada companheiro pode ajudar com suas formações intelectuais formais e isso perfaz uma grande ação. Na condição de Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Segurança e Técnico Mecânico, posso atuar junto ao clube e a sociedade que preservamos, devolvendo tudo o que me foi ensinado há 32 anos quando comecei meu estudo profissionalizante. É interessante também verificar o entusiasmo pela parte técnica dos muitos companheiros já aposentados durante as palestras que fiz e que escutei junto a eles.

O Rotary é um lugar que de fato a roda rotaria gira, espalhando o bom de cada um de nós. E como pagamento temos sorrisos e alegrias. É uma organização global dedicada ao serviço comunitário, unindo líderes de diversas áreas em um esforço comum para promover a paz e a compreensão. Com projetos que vão desde a erradicação da pólio até o apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade. É um farol de esperança e solidariedade. Seus membros, movidos pelo lema “Dar de si antes de pensar em si”, trabalham para criar um mundo melhor. Ao transformar vidas e comunidades, o Rotary nos lembra que a mudança começa com um ato de serviço.  Juntos, podemos transformar o mundo, um ato de cada vez.

Marcelo Monteiro Da Correggio

Fotos

Localizar site dos clubes