Rotary Club de Pato Branco e Rotary Club de Pato Branco -Amizade celebra 50 anos do Programa de Intercâmbio de Jovens de Jayne e Volney
por Rotary Club de Pato Branco-Amizade
Na noite festiva do dia 25 de setembro, o Rotary Club de Pato Branco e o Rotary Club de Pato Branco-Amizade comemoram 50 anos do programa de Intercâmbio de Jovens de Jayne Evans e Volney Sordi, uma iniciativa que ao longo das décadas tem promovido a paz e a compreensão entre diferentes culturas. O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International, criado com o objetivo de fomentar a paz e a compreensão mundial, é uma das mais notáveis iniciativas educativas e culturais do Rotary internacional, promovendo a troca de experiências entre jovens de todo o mundo.
A trajetória do programa é marcada por seu rápido crescimento e impacto. Desde o surgimento da ideia durante a 22ª Convenção de Viena, em 1931, quando o rotariano J.C. Hempel relatou os esforços para implementar o intercâmbio na Dinamarca, até o reconhecimento oficial do programa como uma atividade do Rotary International em 1974, o projeto cresceu significativamente. No Brasil, o Intercâmbio de Jovens chegou pela primeira vez em 1966/67, trazido pelo rotariano Rui Pimenta, e em 1973/74 foi implementado em Pato Branco.
O primeiro intercambista de Pato Branco, Lino Leopoldo Guarienti, foi enviado ao estado de Oregon, nos Estados Unidos, enquanto a cidade recebeu os jovens argentinos Christian Chiani, Maria Helena Rivas e Iriz Ruiz. Desde então, o intercâmbio de jovens tem sido uma constante, promovendo uma rica troca de conhecimentos e experiências culturais.
Nesta celebração especial, destaca-se a trajetória de dois intercambistas que participaram do programa em 1974: Volney Sordi, de Pato Branco, e Jayne Evans, do Canadá. Volney viveu por um ano em Jamestown, Nova York, enquanto Jayne passou seu intercâmbio em Pato Branco. Naquela época, a comunicação era um desafio, feita por cartas que demoravam dias para chegar, e as ligações telefônicas eram caras. No entanto, a experiência resultou em laços duradouros de amizade e cooperação entre os Rotary Clubs de Saint Catherines, no Canadá, e o Rotary Club de Pato Branco-Amizade em Pato Branco, fortalecidos por diversos projetos globais realizados em conjunto.
O impacto do programa de intercâmbio de Jovens do Rotary em Pato Branco e no mundo é inegável. Ao longo desses 50 anos, ele proporcionou o enriquecimento cultural de centenas de jovens, fomentando a amizade e paz.
Se tem um programa onde vemos a magia do Rotary acontecer, ele é o intercâmbio de jovens.






