Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama
por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração
Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama
Outubro Rosa é um movimento internacional de Conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar infor- mações e promover a Cons cientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tra- tamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Desde 2020, com a pandemia COVID-19, os grupos que atuam em câncer de mama tiveram que repensar suas campanhas do Outubro Rosa e aumentar sua presença virtual. Por meio de intervenções, campanhas e mensagens inovadoras, eles mostraram que a promoção da saúde pública pode assumir várias formas e gerar um forte impacto no acesso à saúde. Qual a melhor forma de adaptar uma campanha? Por que a parceria com outros grupos pode aumentar o alcance das mensagens compartilhadas? Como avaliar o impacto de uma campanha virtual?
Movimento Afecc Outubro Rosa
Conhecimento que Protege. Cuidado que Faz Viver. Este é o slogan do movimento Outubro Rosa 2024, que reforça a importância do cuidado com a saúde integral, com hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida. Por meio de ações em educação e saúde, com palestras e eventos voltados para a prevenção e controle do câncer, a Afecc consolida sua responsabilidade social em parceria com Governo do Estado, Prefeituras e organizações privadas, no sentido de socializar informações importantes para a saúde e o bem-estar da população.
No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de Conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:
I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.






