Rotary Club de Francisco Beltrão anuncia adesão ao programa Freshwater Watch

por Rotary Club de Francisco Beltrão

O Rotary Club de Francisco Beltrão anunciou oficialmente sua adesão ao programa global Freshwater Watch, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O anúncio foi feito por Nevio Urio, que presidiu o Rotary Club de Francisco Beltrão em 1989-1990 e foi governador do Distrito 4640 em 1993-1994, durante reunião ordinário no dia 21 de março.

A colaboração estratégica une as soluções comunitárias do Rotary com a expertise técnica do PNUMA, permitindo que os associados do Rotary e Rotaract Clubs participem diretamente na limpeza, proteção e monitoramento das hidrovias locais. A iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e à área de enfoque do Rotary voltada para o meio ambiente.

No centro desta parceria está o programa "Ação Comunitária pela Água Doce", pelo qual os clubes se comprometem ativamente com a saúde dos cursos d'água locais. Entre as atividades previstas estão a realização de testes básicos da qualidade hídrica, registro das condições encontradas, organização de ações de limpeza de rios e conscientização comunitária sobre a importância da preservação das águas.

Em Francisco Beltrão, o Rotary Club escolheu o Rio Marrecas, que pertence a Bacia do rio Iguaçu, como foco inicial de suas ações. Vale lembrar, o clube já realiza a recuperação de nascentes do Rio Marrecas por meio do programa distrital “Água – Fonte de Vida”.

Segundo Nevio Urio, "estas atividades locais são fundamentais à proteção do meio ambiente em escala global. A restauração, proteção e gestão dos ecossistemas de água doce são essenciais para enfrentar as três grandes crises planetárias: poluição e resíduos, mudanças climáticas e perda de biodiversidade".

Esta parceria é uma evolução do programa piloto "Adote um Rio para o Desenvolvimento Sustentável", lançado pelo Rotary Internacional e pelo PNUMA em 2020. O projeto tem duração estimada de pelo menos 2 anos, com possibilidades de continuidade.

“A expectativa é mobilizar cada vez mais cidadãos e rotarianos para garantir um futuro sustentável para as águas locais, contribuindo significativamente para a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida na região”, acrescentou o Luís Gustavo Calliari Monteiro, presidente do clube no ano rotário 2024-2025.

Localizar site dos clubes